22 de abril de 2013

O lixo que geramos...


Bom dia meninas e meninos!!!


Dar um destino apropriado para o lixo que geramos... nunca é demais relembrar a importância dessa atitude!!!


RECICLAR é o processo de reaproveitamento de objetos já utilizados para 
a confecção de novos produtos para o consumo. Ao enviar esses materiais para a reciclagem, colaboramos de maneira significativa para a boa 
saúde do planeta e das pessoas que nele vivem!



No prédio onde moro, o lixo é separado em dois: orgânico e reciclável. Eu, até o final do ano passado, fazia essa separação assim, em dois lixos.

Mas, sempre tive vontade de separar o que se recicla certinho, cada tipo de material no seu cesto e, por conta da falta de espaço na minha área de serviço, fui empurrando com a barriga essa mudança de atitude.

Na virada do ano fiz uma listinha de coisas simples para serem realizadas em 2013. Simples mesmo, para não ter desculpa, rs... Uma delas era: pare de enrolar e SEPARE O LIXO como você quer Luciana! E... meta já cumprida e incorporada a rotina, eba! Separo tudo direitinho e levo até um posto de coleta seletiva voluntária. Feliz, feliz!!
(Alguns pontos de coleta: Cooperativas em São PauloEstações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever).
Com essa mudança comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri um monte de detalhes que fazem total diferença. 


Lixo Orgânico: todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, lixo originário de seres vivos. Ex.: restos de comidas, folhas, sementes, etc.
Esse tipo de lixo deve ser tratado com cuidado, o seu incorreto descarte pode ser realmente perigoso. Normalmente esse lixo vai para aterros sanitários, mas ele pode ter outro destino... a compostagem caseira (essa é outra vontade minha, já fiz várias pesquisas sobre o assunto e vamos ver se arrumo um espaço para uma composteira aqui em casa...). /Horta da Formiga/OMO/

Lixo de materiais não recicláveis que não podem ser jogados no lixo orgânico comum: são objetos que após serem utilizados seu material não pode ser reaproveitado. Olhem aqui uma lista mais completa desses materiais.

Lixo Reciclável comum: vidro, papel, plástico, metal. Esse lixo deve ser limpo e seco. Lave potes de iogurte, margarina, latas de milho, potes de vidro, entre outros, antes de jogá-los no cesto de lixo.

Curiosidade: "O processo de reciclagem para cada material"
Papel
Vidro
Plástico
Metal

E... para onde vai o lixo reciclável?  Depois de coletado, o lixo é separado em centros de triagem das prefeituras ou pelas cooperativas de catadores para, em seguida, ser comprado a ótimos preços pelas indústrias e ser reutilizado na fabricação de novos produtos.

Óleo de cozinha: Não deve ser jogado de maneira alguma em pias ou vasos sanitários pois, ao fazer isso ele gruda na tubulação, entope os canos e contamina a água. Armazene o óleo usado e leve-o a um ponto de coleta para reciclagem do produto.
Pontos de coleta: Cooperativas para coleta do óleo de cozinhaÓleo SustentávelEcóleo.

Você pode também "por a mão na massa" e reciclar seu próprio óleo em casa! Como?? Olhem essa receitinha de sabão em barra para limpeza doméstica /fonte/:
Ingredientes:
- 5 litros de óleo,
- 2 litros de água fervente,
- 200ml de amaciante,
- 1 kg de soda cáustica em escama (NaOH).
Preparo:
Com cuidado coloque a soda no fundo de um balde, despeje a água fervente e mexa até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa. Ponha o amaciante e mexa novamente até que a mistura se torne homogênea. Coloque tudo em uma forma e espere secar. Depois é só cortar e utilizar na limpeza da sua casa!

Lixo de materiais recicláveis que devem ter uma coleta apropriada: são materiais que geram alto grau de poluição e contaminação para o meio ambiente, como as lâmpadas de mercúrio, pilhas e baterias, lixo eletrônico, entulhos e pneus.
* Pilhas e baterias: Banco Santander (Papa-Pilhas); Drogaria São Paulo (Cata-Pilhas).
* Lixo eletrônico: Coleta de Lixo EletrônicoVertasProjeto Meu Brasil.
* Pneus: Reciclanip.
* Coleta de entulhos: EcoassistAbrecon.
* Lâmpadas de mercúrio: Coleta Solidária.


Cores de cada material para reciclagem:



O que significam os símbolos de reciclagem:




São pequenas/grandes atitudes que podem ser rapidamente incorporadas à sua rotina! E fazem um bem... ;o)

beijocas, beijocas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário